top of page

Maio de 2019

ESC - TCESP
06/05/19AUDESP - Fase IV - Licitações e Contratos - CAPITAL - TIRA DÚVIDASFuncionários do TCESP e público externoAuditório Nobre “Professor José Luiz de Anhaia Mello”
07/05/19Capacitação dos Conselhos Municipais de SAÚDE - BAURUFuncionários do TCESP e público externoInstituição Toledo de Ensino – ITE
07/05/19Capacitação dos Conselhos Municipais do FUNDEB- BAURUFuncionários do TCESP e público externoInstituição Toledo de Ensino – ITE
13/05/19IV SEMINÁRIO GESTÃO DOCUMENTAL E ACESSO À INFORMAÇÃO- PRESENCIALFuncionários do TCESP e público externoAuditório Nobre “Professor José Luiz de Anhaia Mello”
24/05/19Gestão de Contratos - AraçatubaFuncionários do TCESP e público externoCâmara Municipal de Araçatuba
https://www4.tce.sp.gov.br/epcp/cursos
ESC - TCMSP
Cursos
07 de Maio 

Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (Lei Federal nº 13.019/2014)

Carga Horária: 15 Total de Aulas: 5 Instrutor: Sérgio Takashi Maciel Nakano Público-Alvo: Servidor público...

Palestras

02 de Maio

Palestra III "Poluição Difusa"

Faz parte do Ciclo de Palestras “Poluição hídrica na região Metropolitana de São Paulo”. ...

http://www.escoladecontas.tcm.sp.gov.br/
unnamed.jpg
Escola do Parlamento

     FÓRUM DE EDUCAÇÃO INTEGRAL PARA UMA CIDADE EDUCADORA

     O debate curricular em São Paulo na perspectiva da Educação Integral

     Evento na área da Educação inserido no Programa de Capacitação de Agentes Políticos e Comunitários e de Formação para Cidadania da Escola do Parlamento da CMSP em parceria com SME e outras Secretarias.

 

     A necessidade de ações formativas acerca da educação integral vem se acumulando na rede municipal de São Paulo ao longo da última década. Essa demanda orienta a diversificação das atividades formativas, fortalecendo o diálogo com os profissionais da educação envolvidos com ações da Educação Integral. Nessa perspectiva, a reflexão destes conhecimentos em diferentes pontos da rede justifica a pertinência desse processo de formação.

     Os encontros ancoram-se na lei federal “Mais Educação Federal” – Lei 12.796/13, nos documentos municipais “Mais Educação São Paulo” – Lei 5.930/13, “Programa São Paulo Integral”- Portaria 8.003/17, na Carta das Cidades Educadoras (AICE), no Currículo da Cidade de São Paulo, Currículo Integrador da Infância Paulistana, Programa São Paulo Integral e na Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável das Nações Unidas. Todos os documentos citados são importantes marcos para a constituição de uma Educação Integral emancipatória, não hierarquizadora e descolonizada, e dizem respeito à cidade de São Paulo.

Objetivos:

  • Constituir e fortalecer espaços de articulação das políticas, agentes e pesquisadores da educação Integral e de cidade educadora no Município de São Paulo;

  • Promover o debate sobre as transformações das realidades locais para a constituição de territórios educativos com pesquisadores à luz dos elementos que envolvem a constituição de um Território Educativo, com servidores da educação experientes na construção de experiências de Educação Integral e com agentes da cidade que assumem seu papel educador na cidade;

  • Debater sobre a questão da gestão democrática nas escolas e os desafios para sua real efetividade no contexto da Educação Integral;

  • Discutir sobre a concepção de currículo na perspectiva da Educação Integral e o currículo na cidade de São Paulo, especificamente;

  • Contribuir para alcançar os resultados esperados do projeto 25: São Paulo Educadora, do Plano de Metas da Cidade de São Paulo 2017-2020.

Público Alvo: Agente de Apoio, Agente Escolar, Assistente de Diretor de Escola, Coordenador Pedagógico, Diretor de Escola, Professor de Educação Infantil, Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, Supervisor Escolar.

Vagas: 160 vagas.

22/05/2019 – 9h às 13h

inscrição 

   GARANTIA DE RENDA NO BRASIL: HISTÓRIA E FUTURO DAS POLÍTICAS SOCIAIS

Diretor Responsável: Mateus Novaes

Coordenador: Leandro Teodoro Ferreira / Marília Gabriela

Tipo de Evento: Curso

     Os programas de transferência de renda alcançaram enorme importância nas políticas de combate à pobreza no Brasil. Desde as primeiras experiências locais de garantia de renda vinculadas às oportunidades de educação, a difusão de políticas deste tipo avançou sobre sólidas bases conceituais e com capacidade de demonstrar resultados concretos de impacto. A cidade de São Paulo desempenhou papel fundamental nesta história ao implementar o maior Programa Municipal de Garantia de Renda Mínimaaté então. Seu desenho foi fundamental para o Bolsa Família, política de enorme repercussão nacional e internacional. O debate sobre o futuro deste tipo de política ocorre de forma permanente e este curso demonstrará como a Seguridade Social, a Segurança de Renda e a Renda Básica Universal e Incondicional se articulam como possibilidade de políticas sociais do futuro, especialmente levando em conta as mudanças econômicas baseadas em automação e inovação que terão impacto no mundo do trabalho. O Brasil foi o primeiro país a aprovar uma lei nacional de Renda Básica de Cidadania. No atual cenário de mudanças significativas em matérias que impactam diretamente na seguridade social e nos direitos historicamente adquiridos, a sua efetiva implementação apresenta-se não somente como um caminho possível, mas necessário.

    Objetivos: Difundir conhecimentos sobre a evolução dos programas de garantia de renda no Brasil e aprofundar o debate sobre o futuro que tais políticas podem ter, inclusive de se tornar uma renda básica universal e incondicional tal como se discute ao redor do mundo.

Público alvo: Servidores públicos municipais, estaduais e federais; acadêmicos e pesquisadores universitários; militantes e ativistas sociais, interessados em geral.

Vagas: 90

Carga horária: 15 horas

Inscrições: 

 

Programação: 19h-22h

Data e local

Palestrantes

Tema

06 maio

 

Auditório Prestes Maia

Aldaíza Sposati (Professora Titular na PUC-SP)

Política Social e garantia de direitos

06 maio

 

Sala Sérgio Vieira de Mello

Clemente Ganz (Diretor Técnico do DIEESE)

A atualidade da Securidade Social

08  maio

 

Sala Sérgio Vieira de Mello

Bruna Carnelossi (Doutora em Serviço Social pela PUC-SP)

Segurança de Renda como direito

13  maio

 

Sala Sérgio Vieira de Mello

Leandro Ferreira (Mestre em Políticas Públicas pela UFABC)

Transferências de Renda: cenários socioeconômicos e o futuro das políticas sociais

15 maio

 

Sala Sérgio Vieira de Mello

André Mountian (Professor na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP)

Economia política das transferências de renda

20 maio

 

Sala Sérgio Vieira de Mello

Exibição de filme

Eu, Daniel Blake

22 de maio

Sala Sérgio Vieira de Mello

Eduardo Suplicy    (PhD em Economia pela Michigan State University)

Instrumentos de Política Econômica e Social para a construção de uma sociedade livre e justa

27 maio

Escola Superior do Ministério Publico de São Paulo  
Escola da Defensoria Publica de São Paulo
bottom of page