Julio Verne Audiovisual - Plataforma de Produção de Conteúdos Educativos e Lúdicos Para TV, Rádio e Mídias Digitais
Rodas de Conversas, Cursos, Palestras,
Work Shops, Lançamentos e Saraus.
Mês de Setembro de 2018
Atenção professoras e professores! Que tal usar as ferramentas do jornalismo para aprimorar a interpretação de texto e a leitura crítica dos alunos sobre a mídia?
A Énois vai promover uma oficina gratuita para professores (principalmente do Ensino Médio) para aplicação da metodologia da Escola de Jornalismo em sala de aula.Nesse encontro, você vai entender como é feito o jornalismo, da pauta à distribuição, e como construir projetos para aplicar esses conteúdos nas suas aulas.
Os conteúdos explorados e discutidos no encontro também vão ajudar você na aproximação da escola com a sociedade, na interdisciplinaridade dos assuntos, no aproveitamento de recursos multimídias, além de aprimorar novas formas de ensinar conteúdos e transformar as aulas em espaços colaborativos de aprendizado com os alunos.
O encontro é gratuito e acontece em um sábado. As primeiras oficinas acontecem em São Paulo nos dias 15/09 e 29/09 (escolha a data da sua preferência no formulário) das 9h às 18h, com direito a café da manhã e coffee break pela tarde (almoços não inclusos). Endereços a confirmar.
Depois, ainda rolarão oficinas em Belém e no Rio de Janeiro (27/10) e em Florianópolis(10/11).
Curtiu? Acha que a oficina é pra você? Preencha nosso formulário para as oficinas de São Paulo e boa sorte! As inscrições para os próximos encontros serão divulgadas em breve.
Escola do Parlamento da CMSP
Programação de Cursos Mês de Setembro
CONTROLE SOCIAL NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
CONTROLE SOCIAL NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Diretor Responsável: Mateus Novaes
Coordenador: Ilza Jorge
Para que uma gestão atinja as metas do plano de governo previstas no Plano Plurianual (PPA), e para que concretize políticas públicas e atenda às demandas da sociedade, é importante que suas ações sejam, ao mesmo tempo, eficientes, efetivas e eficazes. A governança destas ações, portanto, é fundamental para o fortalecimento da gestão e para a segurança do gestor.
Diante disto, tão importantes quanto os órgãos que planejam e executam as políticas públicas, são os que exercem a fiscalização e o controle destas políticas. Para isso existem na cidade de São Paulo órgãos como a Controladoria Geral do Município, o Tribunal de Contas do Município, a Câmara Municipal, além da sociedade civil organizada.
A função de cada órgão e do cidadão no controle social das políticas públicas, como e porque fiscalizar, além de outras questões sobre controle social, serão temas deste curso realizado pela Escola do Parlamento.
Objetivos: Compreender o papel dos órgãos governamentais no controle social na administração pública, e a maneira pela qual os cidadãos podem interagir com eles para acompanhar e fiscalizar a execução de políticas públicas.
Público alvo: Servidores, assessores parlamentares, membros de organizações da sociedade civil, estudantes e demais interessados no tema.
Vagas: 50
Carga Horária: 15 horas
Programação:
Data/horárioPalestranteTemaLocal
19 setembro
19h/22h
Todos os palestrantesEncontro: exercendo o controle socialAuditório Prestes Maia20 setembro
19h/22h
Police Neto – vereador CMSPO controle exercido pela Câmara MunicipalSala Sérgio Vieira de Mello24 setembro
19h/22h
Américo Sampaio – Rede Nossa São PauloO controle exercido pela Sociedade CivilSala Sérgio Vieira de Mello26 setembro
19h/22h
Paulo Eduardo Galvão – Controladoria Geral do MunicípioO controle exercido pela CGMSala Sérgio Vieira de Mello27 setembro
19h/22h
Prof. Valmir Leôncio da Silva – TCM-SPO controle exercido pelo TCMSala Sérgio Vieira de Mello
DESIGUALDADE E MOBILIDADE URBANA
DESIGUALDADE E MOBILIDADE URBANA
Diretora responsável: Ilza Jorge
Coordenadora: Tamara Ilinsky Crantschaninov
Para além de ser um fator que afeta a qualidade de vida dos cidadãos, a MOBILIDADE URBANA, de acordo com a eficiência ou não do transporte público, por exemplo, também colabora para a desigualdade social, pois costuma prejudicar os cidadãos mais pobres e que estão mais distantes do centro da cidade.
O acesso ao transporte público, a segurança nas vias, o incentivo ao uso de outros modais como a bicicleta, o andar a pé, a facilitação para pessoas com deficiência e/ou idosos são fatores que influenciam para a qualidade e equidade da vida das pessoas.
Em mais um encontro do Ciclo de Debates sobre Desigualdades, a Escola do Parlamento e o coletivo Faz Diferença? Debates sobre Desigualdades trazem especialistas, estudiosos e usuários para discutir o tema.
Objetivos: levantar elementos que colaborem no debate com os participantes sobre o combate à desigualdade da mobilidade urbana.
Público alvo: servidores, assessores parlamentares, estudantes e demais interessados no tema.
Carga horária: 3 horas
25 de setembro – 19h-22h - Auditório Prestes Maia
Ciro Biderman – Professor da FGV/SP, ex-Chefe de Gabinete da Companhia de Trânsito de São Paulo – SPTrans
Ana Carolina Nunes – Diretora e vice-presidente da SampaPé e mestre em Políticas Públicas pela UFABC
Tuca Munhoz – ativista da causa da mobilidade e dos direitos humanos, ex-secretário-adjunto da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo
José Police Neto – vereador CMSP
ILP - Instituto do Legislativo Paulista da ALESP
Data de início: 21/09/2018
Seminário: USO DO NOME AFETIVO NOS CADASTROS DAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES, DE SAÚDE OU DE CULTURA E LAZER PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Data de início: 12/09/2018
Palestra: MÍDIA E OS DISCURSOS DA LONGEVIDADE
Data de início: 24/09/2018
Palestra: ILP+FAPESP : A CIÊNCIA CONTRA O CÂNCER
Perídio prorrogado não iniciará mais em em Setembro e sim Outubro Sempre as segundas feiras, dias 08/10, 15/10, 22/10, 29/10, 05/11, 12/11.
Escola de Contas do TCM/SP
Programação de Setembro
A Constituição Federal de 1988 e a democracia participativa
Quarta-feira 26 Setembro 2018, 14:00 - 17:00
Objetivo Geral do Curso: O objetivo deste curso é construir um entendimento sobre o papel das instâncias institucionais de participação e dos conselheiros de direitos como interlocutores dos demandantes/usuários dos serviços públicos ou das políticas públicas. e apresentar as principais características da organização administrativa do Estado e os seus principais instrumentos de participação.
Justificativa: O curso “A Constituição Federal de 1988 e a democracia participativa” trata de como a sociedade brasileira e as instituições políticas do país evoluíram a ponto da democracia representativa conviver com instrumentos participativos. Um marco desse processo foi a promulgação da Constituição de 1988 que ampliou tanto os direitos sociais como também as possibilidades da sociedade ser incluída no processo de formulação, implementação e avaliação de políticas. Tal curso tem um enfoque nos conselhos de políticas públicas dentro do contexto do município de São Paulo, porém tantos os temas que serão discutidos como a formação oferecida é de interesse de diversos segmentos da sociedade, que porventura se interessem em compreender melhor os processos de cidadania e as características e desafios do Estado brasileiro.
Público-Alvo:
-
servidor público municipal jurisdicionado;
-
membro de conselho social;
-
cidadão comum;
-
servidor de outra esfera de governo;
-
servidor do TCM
Carga Horária: 24
Total de Aulas: 8
Horário: 14h
Professores: Profª Mestre Antônia dos Santos e Profº Mestre Luis Eduardo Lourenço
Datas: 26/9, 3/10, 10/10, 17/10, 24/10, 31/10, 7/11 e 14/11
Local: Escola de Contas - Av. Professor Ascendino Reis, 1130 - Vila Clementino - Sao Paulo - SP
Conteúdo Programático:
Módulo 1 - Democracia participativa e Direitos Fundamentais no Constitucionalismo contemporâneo.
-
Professor: Luis Eduardo Morimatsu Lourenço
-
Carga Horária: 12 horas
1ª aula
-
Pressupostos teóricos, históricos e Filosóficos do constitucionalismo contemporâneo
2ª aula
-
Estado democrático e social de Direito e os Direitos e garantias fundamentais
3ª aula
-
Democracia participativa na Constituição Federal de 88
4ª aula
-
Acesso à Justiça
Módulo 2 – A institucionalização dos conselhos de direitos no Brasil
-
Professora: Antonia Santos
-
Carga horária: 12 horas
1ª Aula:
-
Controle Social das políticas públicas - Arranjos Institucionais e o cotidiano dos Conselheiros(as)
2ª Aula
-
Características, atribuições, poderes, papel e competências legais dos Conselhos de Direitos no âmbito nacional, estadual e municipal
3ª Aula:
-
Princípios e função públicas dos conselhos de direitos
4ª Aula:
-
A experiência dos Conselhos Municipais em São Paulo nas políticas públicas avanços e desafios.
Palestra Itinerante: O debate sobre qualidade na política educacional brasileira - Quarta-feira 26 Setembro 2018, 15:00 - 18:00
Público: Aux. Técnico De Educação, Coord. Pedagógico, Diretor De Escola, Prof. De Educação Infantil, Prof. Ed. Infantil E Ens. Fund. I, Prof. Ens. Fund. II e Médio e Supervisor Escolar
Professora: SUELEM LIMA BENÍCIO
Datas: 26/09/2018 quarta-feira
Horário: 15h às 18h
Local: UNICEU VILA DO SOL
Endereço: Avenida dos Funcionários Públicos, nº 369 Jd. Vera Cruz São Paulo/SP”
Escola de Contas do TCM/SP
Programação de Setembro
A Constituição Federal de 1988 e a democracia participativa
Quarta-feira 26 Setembro 2018, 14:00 - 17:00
Objetivo Geral do Curso: O objetivo deste curso é construir um entendimento sobre o papel das instâncias institucionais de participação e dos conselheiros de direitos como interlocutores dos demandantes/usuários dos serviços públicos ou das políticas públicas. e apresentar as principais características da organização administrativa do Estado e os seus principais instrumentos de participação.
Justificativa: O curso “A Constituição Federal de 1988 e a democracia participativa” trata de como a sociedade brasileira e as instituições políticas do país evoluíram a ponto da democracia representativa conviver com instrumentos participativos. Um marco desse processo foi a promulgação da Constituição de 1988 que ampliou tanto os direitos sociais como também as possibilidades da sociedade ser incluída no processo de formulação, implementação e avaliação de políticas. Tal curso tem um enfoque nos conselhos de políticas públicas dentro do contexto do município de São Paulo, porém tantos os temas que serão discutidos como a formação oferecida é de interesse de diversos segmentos da sociedade, que porventura se interessem em compreender melhor os processos de cidadania e as características e desafios do Estado brasileiro.
Público-Alvo:
-
servidor público municipal jurisdicionado;
-
membro de conselho social;
-
cidadão comum;
-
servidor de outra esfera de governo;
-
servidor do TCM
Carga Horária: 24
Total de Aulas: 8
Horário: 14h
Professores: Profª Mestre Antônia dos Santos e Profº Mestre Luis Eduardo Lourenço
Datas: 26/9, 3/10, 10/10, 17/10, 24/10, 31/10, 7/11 e 14/11
Local: Escola de Contas - Av. Professor Ascendino Reis, 1130 - Vila Clementino - Sao Paulo - SP
Conteúdo Programático:
Módulo 1 - Democracia participativa e Direitos Fundamentais no Constitucionalismo contemporâneo.
-
Professor: Luis Eduardo Morimatsu Lourenço
-
Carga Horária: 12 horas
1ª aula
-
Pressupostos teóricos, históricos e Filosóficos do constitucionalismo contemporâneo
2ª aula
-
Estado democrático e social de Direito e os Direitos e garantias fundamentais
3ª aula
-
Democracia participativa na Constituição Federal de 88
4ª aula
-
Acesso à Justiça
Módulo 2 – A institucionalização dos conselhos de direitos no Brasil
-
Professora: Antonia Santos
-
Carga horária: 12 horas
1ª Aula:
-
Controle Social das políticas públicas - Arranjos Institucionais e o cotidiano dos Conselheiros(as)
2ª Aula
-
Características, atribuições, poderes, papel e competências legais dos Conselhos de Direitos no âmbito nacional, estadual e municipal
3ª Aula:
-
Princípios e função públicas dos conselhos de direitos
4ª Aula:
-
A experiência dos Conselhos Municipais em São Paulo nas políticas públicas avanços e desafios.
Palestra Itinerante: O debate sobre qualidade na política educacional brasileira - Quarta-feira 26 Setembro 2018, 15:00 - 18:00
Público: Aux. Técnico De Educação, Coord. Pedagógico, Diretor De Escola, Prof. De Educação Infantil, Prof. Ed. Infantil E Ens. Fund. I, Prof. Ens. Fund. II e Médio e Supervisor Escolar
Professora: SUELEM LIMA BENÍCIO
Datas: 26/09/2018 quarta-feira
Horário: 15h às 18h
Local: UNICEU VILA DO SOL
Endereço: Avenida dos Funcionários Públicos, nº 369 Jd. Vera Cruz São Paulo/SP”
Programação de Outubro
Programação de Novembro
Escola Superior do Ministério Publico de São Paulo
Programação de Dezembro
Escola do Parlamento da CMSP
70 ANOS DA DECLARAÇÃO UNIVERSAL DE DIREITOS HUMANOS EM CORDEL – AGENTES FORMADORES DE GOVERNO ABERTO 2018
Diretor Responsável: Mateus Novaes
Coordenadora: Ilza Jorge
Oficinas de confecção de cordel, a partir de um exercício de leitura crítica de conteúdos midiáticos apresentados e comparados aos artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, promovendo o conhecimento sobre esses direitos garantidos como forma de combater as suas violações na atualidade. Favorecer a comunicação popular, a autonomia, a criatividade e a difusão da livre expressão dos participantes.
Público alvo: cidadãos em geral
Vagas: 50
Carga Horária: 5 horas
Programação:
10 de dezembro – das 14h às 19h
Comunicação Social, Cultura Digital, Mídias Alternativas e Colaborativas
Janaína Gallo (Educadora e advogada especialista em Direito Público, consultora pedagógica no Instituto Auschwitz para a Paz e a Reconciliação – AIPR. Foi coordenadora-adjunta de Educação em Direitos Humanos da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania da cidade de São Paulo e atuou na consolidação da Escola da Defensoria Pública do Estado de São Paulo e em entidades da sociedade civil que lidam com temas relacionados aos direitos humanos e à segurança pública)
Inscrições: clique aqui - link http://www.saopaulo.sp.leg.br/escoladoparlamento/cursos/
Escola Superior de Contas do TCM - SP
ILP - SP ALESP
Instituto do Legislativo Paulista
Cursos e Eventos
Palestra: Economia das cidades e políticas públicas: Desafios para o Estado de São Paulo
Descrição: Sob uma perspectiva econômica podemos pensar que as cidades são resultados do embate entre um conjunto de forças positivas, que aumentam sua atratividade, e negativas, que a reduz. Uma boa política urbana é a que busca aumentar as externalidades positivas decorrentes da interação de indivíduos e diminuir as negativas. É deste saldo que saíra o capital urbano de uma dada localidade.
Escolaridade exigida: 2º GRAU
Período de realização: 14/12/2018 a 14/12/2018
Horário: 14h00 às 16h00
Total de vagas: 60
Período de inscrição: 22/11/2018 a 13/12/2018
Informe o CPF (apenas números)
e clique em
Locais de Realização:
Sala de aula do ILP
Endereço : Av. Mario Kozel Filho, sem número
Ibirapuera São Paulo São Paulo
Parte superior do formulário
CurtirMostrar mais reações
ILP e Escola de Contas TCM - SP
Instituto do Legislativo Paulista
Cursos e Eventos
Seminário: 30 Anos da Constituição Federal de 1988 e o Princípio da Separação dos Poderes
Descrição: Pretende-se abordar o princípio da separação dos poderes na Constituição de 1988 e questões atuais como a do ¿Estado Jurislador¿ e a atuação do Poder Judiciário na defesa dos direitos fundamentais.
Cronograma:
Conferência I : O Princípio da Separação dos Poderes na História das Constituições do Brasil de 1824 a 1988;
Conferência II : O Estado Jurislador;
Conferência III : Poder Judiciário e a Defesa dos Direitos Fundamentais;
Escolaridade exigida: 2º GRAU
Período de realização: 07/12/2018 a 07/12/2018
Horário: 15h00 às 17h00
Total de vagas: 70
Período de inscrição: 26/11/2018 a 07/12/2018
Informe o CPF (apenas números)
e clique em
Locais de Realização:
Sala de aula do ILP
Endereço : Av. Mario Kozel Filho, sem número
Ibirapuera São Paulo São Paulo
Instituto do Legislativo Paulista
Cursos e Eventos
Seminário: ILP + TCM - Simpósio: 70 Anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948
Descrição: Por ocasião do aniversário de 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, pretende-se abordar os desafios históricos dos Direitos Humanos e sua consolidação.
Organizador : Silvio Gabriel Serrano Nunes
Doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo.
Cronograma:
Conferência I: A Atuação de Bertha Lutz na Carta da ONU de 1945 e o Protagonismo de Eleanor Roosevelt na Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948;
Conferência II: A Universalidade dos Direitos Humanos: O Papel da Sociedade Civil na Sua Efetivação;
Conferência III: Arte Afro-Brasileira e Direitos Humanos ;
Conferência IV: Direitos Humanos e o Trabalhador ;
Conferência V:Salvar os Direitos Humanos: Desafios Para o Presente e o Futuro;
Escolaridade exigida: 2º GRAU
Período de realização: 10/12/2018 a 10/12/2018
Horário: 14h00 às 17h00
Total de vagas: 70
Período de inscrição: 26/11/2018 a 10/12/2018
Informe o CPF (apenas números)
e clique em
Locais de Realização:
Sala de aula do ILP
Endereço : Av. Mario Kozel Filho, sem número
Ibirapuera São Paulo São Paulo Motoryn
Instituto do Legislativo Paulista
Cursos e Eventos
Seminário: Seminário - 1968 : Os movimentos contestatórios e o contexto brasileiro
Descrição: Pretende - se abordar os multifacetados movimentos contestatários que emergiram em 1968 e a resposta do regime militar com o Ato Institucional n° 05.
Organizador : Silvio Gabriel Serrano Nunes
Doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo.
Cronograma:
Conferência de Abertura:¿A MANIPULAÇÃO DA LEGALIDADE"
Franklin Leopoldo e Silva - Professor Livre-Docente do Departamento de Filosofia da Universidade de São Paulo.
Conferência I: ¿68: A MEMÓRIA EM DISPUTA".
Anderson Aparecido Lima da Silva - Graduado e Mestre em Filosofia pela Universidade de São Paulo. Atualmente é doutorando em Filosofia pela USP.
Conferência II:¿O ATO INSTITUCIONAL N° 05 DE 13 DE DEZEMBRO DE 1968 E SEUS REFLEXOS PARA O PODER LEGISLATIVO¿
Silvio Gabriel Serrano Nunes - Bacharel, Mestre e Doutor em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da USP - Universidade de São Paulo (FFLCH - USP);
Público-alvo: INTERESSADOS NO ASSUNTO
Escolaridade exigida: 2º GRAU
Período de realização: 13/12/2018 a 13/12/2018
Horário: 9h00 às 12h00
Total de vagas: 60
Período de inscrição: 29/11/2018 a 13/12/2018
Informe o CPF (apenas números)
e clique em
Locais de Realização:
Sala de aula do ILP
Endereço : Av. Mario Kozel Filho, sem número
Ibirapuera São Paulo São Paulo
Sala de aula do ILP
Endereço : Av. Mario Kozel Filho, sem número
Ibirapuera São Paulo São Paulo
Escola Superior do Ministério Publico de São Paulo
Escola da Defensoria Publica de São Paulo
Ano 2019
Programação de Janeiro
Sem Atividades
Programação de Fevereiro
Escola de Contas TCM - SP
Controles e Indicadores de Desempenho na Gestão Pública
De Terça-feira 05 Fevereiro 2019 - 09:00
Até Quinta-feira 28 Fevereiro 2019 - 12:00
• Apresentar conhecimentos básicos sobre como construir indicadores que permitam controlar os processos de trabalho e avaliar os resultados alcançados.
• Capacitar o participante na implantação de um sistema de controle interno bem como na avaliação e estruturação de indicadores de desempenho
Objetivos Específicos:
• Mostrar a importância da estruturação de um sistema de indicadores gerenciais.
• Conhecer e aplicar os princípios de controle interno.
• Conhecer as técnicas de mapeamento de processos
• Conhecer as etapas para implantação de um sistema de indicadores de desempenho com base no monitoramento do sistema de controle interno.
• Exercitar os aluno apresentando exemplos, de forma simplificada, dos principais tipos de indicadores aplicados ao setor de saúde, descrevendo os seus fundamentos e ilustrando com exemplos, para elaboração de diagnósticos de situação e avaliação de desempenho das ações preventivas e corretivas.
Justificativa:
O processo de gestão não se completa sem que o gestor mensure e avalie os resultados das atividades que implementa e os resultados que alcança.
Público-Alvo:
Servidores PMSP, TCMSP, outras esferas; conselhos sociais; sociedade.
Carga Horária
24 hs
Total de Aulas
8 aulas
Datas: 5/2, 7/2, 12/2, 14/2, 19/2, 21/2, 26/2, 28/2
Horário:
3ª e 5ª feiras, 9 às 12h.
Professor: Wagner Dal Medico